terça-feira, 24 de agosto de 2010

Coimbra


Para breve vão ficar as minhas crónicas dos dez dias na Madeira .Agora vou preparar as malas pois parto para Coimbra onde vou visitar a universidade e a sua extraordinaria biblioteca.


João Silva

Dia 7/8 - Regressar a Portugal e visitar o Palácio de Vila Viçosa



O Paço Ducal de Vila Viçosa é importante monumento situado no Terreiro do Paço da vila alentejana do distrito de Évora. Foi durante séculos a sede da sereníssima Casa de Bragança, uma importante família nobre fundada no século XV, que se tornou na Casa Reinante em Portugal, quando em 1 de Dezembro de 1640 o 8º Duque de Bragança foi aclamado Rei de Portugal (D.João IV).
É impressionante como todas as peças e instalações do palácio estão preservadas. Uma visita a não perder.

Vostell (1932-1998) Arte na Intimidade - Obras de Vostell en Cáceres


Arte em la intimidad foi a exposição que encontrei em Cáceres do artista plástico Vostell.

Wolf Vostell foi um artista plástico que trabalhou materiais industriais decomponíveis (automóveis abandonados, receptores de rádio e televisão avariados, motas já sem utilização, fazendo enormes instalações e intervenções (piano dentro de automóvel, por exemplo). Vostell (Leverkusen, 1932; Berlim, 1998) reflectiu sobre a cultura industrial e de consumo em que os objectos já sem uso vão para a sucata e para a lixeira. Ele quis, assim, dar conta do mundo actual, com grande ironia e nostalgia por formas obsoletas mas que, em simultâneo, provocam o riso e a vontade de brincar.
Esta exposição de Cáceres reflecte con um precurso intimista a consideração e o humanismo que o autor tem por esta região que foi a sua terra natal.
A visitar o museu Vostel em Malpartida a 15 Km de Cáceres.

http://www.museovostell.org/

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Guayasamín 1919-1999 ou A Capela do Homem




Guayasamín o artista que construio a Capela do Homem existente em Quito no Peru , onde cada um pode reflectir sobre a exploração do homem pelo homem. Foi este mestre que encontrei casualmente na sua fundação em Cáceres.
Oswaldo Guayasamín nasceu o 6 de julho de 1919. Filho de pai indígena (de ascendência [quichua]), e mãe mestiza. Seu pai trabalhava como carpintero e, mais tarde, como taxista e caminhoneiro. A família vivia na miséria. Oswaldo foi o primeiro de dez filhos.
Em 1932, apesar da oposição de seu pai, ingressa à Escola de Belas Artes de Quito. É a época da "guerra dos quatro dias", um levantamento civico militar, do valoroso povo equatoriano na contramão do governo de Ribeiro do Rio. Durante uma manifestação, morre seu grande amigo Manjarrés. Este acontecimento, que mais tarde inspirará sua obra "Os meninos mortos", marca sua visão da gente e da sociedade. Continua seus estudos na Escola e em 1941 obtém o diploma de pintor e escultor, depois de ter seguido também estudos de arquitectura.
Faleceu a 10 de março de 1999, aos 79 anos, depois de criar sua última e mais almejada Capilla do Homem.


Dia 6 de Agosto dar um salto a Trujillo e visitar a casa de Pizarro .


Pizarro na áltura em que estava prestes a esmagar os Incas.




Porta da casa onde nasceu Pizarro.






Assente sobre um batólito de granito, conserva restos pré-históricos e pré-romanos, conhecida então como Turgalium. Sabe-se da existência de uma fortaleza, já em tempos muito remotos. Posteriormente foi povoada por romanos, suevos, visigodos e muçulmanos. Depois de cinco séculos de ocupação destes últimos, foi conquistada primeiramente por Alfonso VIII em 1186. Anos depois voltou a ser de dominação [Almohade], para ser definitivamente conquistada pelos cristãos em Janeiro de 1232. O rei Juan II de Castilla concedeu-lhe o título de cidade em 1430.
Famosa pelos seus monumentos, é um importante centro turístico da comunidade de Extremadura. Cidade natal de Francisco Pizarro, conquistador do Perú, cuja estátua equestre se ergue na Praça Maior, e também de Francisco de Orellana.
Entre os principais monumentos, encontram-se o castelo (antigo alcácer árabe), a igreja de Santa Maria (século XIII), a igreja de São Francisco, a igreja de São Martinho. São também dignos de nota os abundantes palácios, como o dos marqueses da Conquista, o dos Orellana-Pizarro, o do duque de São Carlos e o do marquesado de Piedras Albas.
Em Trujillo estão os museus de La Coria, o Museo do Queijo e do Vinho, a Casa-Museu de Pizarro, entre outros

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

4,5 e 6 de Agosto em Cáceres . Muito calor,muita cerveja,uma gastronomia muito característica e muita história



A presença humana no território que hoje em dia corresponde à cidade de Cáceres remonta à Pré-história.
Mas foi, sem dúvida, no século I a.C., aquando da fundação romana, da capital administrativa do local, Norba Caesarina, junto da via de comunicação mais importante da zona (depois conhecida como Via da Prata), que a cidade conheceu os primeiros tempos de prosperidade. No século V, os visigodos arrasaram a cidade e até ao século IX não se ouviu mais falar de Cáceres.
Os muçulmanos aproveitaram a localização estratégica, na qual tinha assentado a colónia romana, para construir uma base militar para fazer frente aos cristãos vindos do norte durante a época da Reconquista. A denominação árabe do território é incerta, mas entre elas Hizn Qazrix o Al Qazrix é o nome mais provável.
No século XII, devido ao avanço dos cristãos, a cidade foi fortificada com uma muralha de adobe. Esta não serviu de muito pois o rei Afonso IX, monarca do Reino de Leão, tomou a cidade anos depois a 23 de Abril de 1229, dia de São Jorge, que desde então é o padroeiro da cidade.
A partir desse momento, Cáceres começa a transformar-se, construindo igrejas no lugar das mesquitas e palácios cristãos sobre os palácios muçulmanos. Com algumas modificações desde o século XVIII, a cidade chega aos nossos dias quase sem alterações, sendo uma das cidades monumentais mais bem conservadas do Mundo.
A cidade de Cáceres foi considerada o terceiro Conjunto Monumental Europeu em 1968 e Património da Humanidade pela UNESCO em 1986.

domingo, 8 de agosto de 2010

A caminho da Madeira



Bem, e agora interrompo aqui as minhas crónicas de ferias, pois tenho que ir fazer as malas para amanhã embarcar para a Madeira.
A todos uma boa continuação de ferias.

Calor,cerveja,piscina e descanso.


Aqui vos deixo algumas fotos do merecido descanso, depois de andarmos várias horas a pé, e de termos levada um enorme banho de historia debaixo de um calor intenso com as temperaturas a partir das 14 horas a oscilarem entre os 40 e os 45 graus.
Vejam quanto marcava o relógio/termómetro de uma farmácia de Mérida, quando já faltava pouco para a meia-noite.