quarta-feira, 8 de maio de 2013

Lisboa Uma Cidade em Tempo de Guerra







Lisboa Uma Cidade em Tempo de Guerra


Lisboa. Uma Cidade em Tempo de Guerra é um livro de histórias verídicas sobre um período ímpar da história em Lisboa, a Segunda Guerra Mundial. Ao longo da obra, a autora aborda temas como os refugiados, as alterações que a presença destes provocou na capital lisboeta, as guerras da propaganda e as teias tecidas pela espionagem internacional.



A historiadora Margarida de Magalhães Ramalho, que há mais de uma década trabalha documentação sobre a temática dos refugiados na Segunda Guerra Mundial, escreveu e fez a recolha e a seleção iconográfica para esta edição única no catálogo da INCM. Esta obra é disponibilizada em três versões em simultâneo — português, inglês e espanhol — e compõe-se de um livro de grande formato, um guia com percursos pelas zonas por onde os refugiados se distribuíram e um mapa que os assinala, reproduzindo um mapa da época.

«Este livro não é um livro de História, mas sim de histórias», nas palavras da autora. É uma obra que transporta o leitor para a Lisboa do final da década de trinta e início da década de quarenta do século passado, através de testemunhos, muitas vezes na primeira pessoa, dos refugiados que procuraram Portugal como o último reduto europeu para quem já não encontrava segurança numa Europa em guerra.



Livro acompanhado de guia da cidade, com percursos e um mapa da época apenso. Versão em português (168 pp. + 32 pp. + mapa).



Observações: DESIGN: ATELIER HENRIQUE CAYATTE

Sem comentários:

Enviar um comentário