quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Claraboia de Saramago









"Clarabóia", o romance que José Saramago acabou de escrever em 1953 e deixou inédito até ao fim da vida. A poucos dias do primeiro aniversário da morte do prémio Nobel da Literatura português, a 18 de Junho de 2010, o editor da Caminho levantou um pouco o véu sobre a história e as personagens de "Clarabóia", que classificou como "um bom romance", onde se encontram já esboços do que viriam a ser as obras seguintes de Saramago.
"Vamos publicá-lo no final do ano. Em outubro ou novembro estará pronto. Eu já tenho comigo o original, estamos a trabalhá-lo -- e está completo. Ou seja, é possível publicar o livro sem qualquer interferência, não lhe falta nada, não lhe falta nenhum bocado. Trata-se de um romance e é um romance interessantíssimo. Eu já o li -- mais do que uma vez -- e lê-se muitíssimo bem. Tem um grande número de personagens, mas aquilo tudo muito bem articulado, muito bem contado", disse à Lusa.
Quanto ao tema, o editor foi descritivo: "Toda a gente sabe o que é uma claraboia, não é? Existe em muitos prédios que têm uma escada interior de acesso aos andares, está no cimo da escada, no telhado, para iluminar essa escada. O José Saramago imagina um prédio que tem rés-do-chão e dois andares ou três, cada andar está ocupado por uma família, as famílias são todas completamente diferentes e ele conta-nos a história.

Sem comentários:

Enviar um comentário