segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Comissão de Lágrimas de António Lobo Antunes





É este o título do novo romance do escritor António Lobo Antunes.É tido como um livro "denso e sombrio" sobre Angola depois da independência que parte do "doloroso canto de uma mulher torturada", baseado num episódio histórico.

Uma mulher, foi presa, torturada e morta na sequência desse alegado golpe de Estado. Enquanto a torturavam, nunca terá deixado de cantar.
ALA está de volta com «Um doloroso canto de uma mulher torturada» foi o ponto de partida para Comissão das Lágrimas,este novo livro de António Lobo Antunes. A mulher torturada foi Elvira (conhecida por Virinha), comandante do batalhão feminino do MPLA presa, torturada e morta na sequência dos terríveis acontecimentos de Maio de 1977 em Angola.
Mas este é apenas um episódio num livro denso e sombrio sobre Angola depois da independência. António Lobo Antunes não quis fazer um livro documental ou uma reportagem «verídica» sobre o que se passou em Angola, antes usou a sua sensibilidade e o espantoso poder evocativo da sua escrita para falar sobre a culpa, a vingança, a inocência perdida. O romance é uma das obras que vai marcar a rentréeliterária. Lobo Antunes parte de “um doloroso canto de uma mulher torturada” para falar sobre a culpa, a vingança e a inocência perdida, indica a D. Quixote, sua editora.

António Lobo Antunes, um dos escritores portugueses mais lidos no mundo, tem mais de 30 livros publicados e vários prémios literários.

Sem comentários:

Enviar um comentário