quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Escola Intercultural - Visita de estudo ao Palacio de Mafra e Jardim do Cerco








D. João V esperava por nós hirto e sem falar, a sua expressão austera talhada em pedra de Pêro Pinheiro fazia adivinhar uma visita de estudo viva e interessada. Ao sermos recebidos por uma técnica (Dra. Maria José Teixeira) que ia fazer connosco uma viagem pelo tempo, percebemos logo que estávamos em contacto com alguém muito profissional e que gostava muito do que fazia.
E o tempo começou a andar à velocidade dos séculos…
Estamos num momento da história de Portugal onde a paz impera, muito ouro do Brasil e uma promessa divina que seria feito um convento se a rainha desse à luz, tudo isto fez começar a nascer esta construção de 40.000 m2 onde trabalharam cerca de 50.000 pessoas.
Foram estes os ingredientes que levaram os alunos a mostrar grande interesse, tomando apontamentos, fazendo perguntas, construindo a sua própria história da História que lhes ia sendo explicada. Para alguns a admiração era grande. Isto tudo por causa dum filho, perguntou um aluno, enquanto outros que tinham o resumo do Memorial do Convento de José Saramago (que a escola lhes tinha preparado), ficavam admirados com as primeiras linhas que nos falam da falta de higiene do rei e da rainha, que só dormiam duas vezes por semana juntos.
As grandes salas, a sala do trono, dos jogos, e da caça, o hospital dos frades, a farmácia de então, a cozinha do hospital, a basílica vista de cima e mais tarde visitada no interior, e por fim a grande biblioteca com os seus morcegos que se alimentam da bicharada que gosta de devorar livros, contribuíram ainda mais para que o imaginário dos alunos fosse fortemente estimulado.
Agora, que estamos no final da visita, na majestosa escadaria desenhada para que o vestido da rainha fosse arrastando pelos degraus dando a ilusão de que esta estava a levitar, tirámos uma foto de grupo. A manhã estava cumprida. De súbito, e sem se fazer anunciar do meio do grupo sai uma voz alta e estridente: Stor, ESTOU CHEIO DA FOME…
Da parte da tarde, e como não podia deixar de ser, a visita ao Jardim do Cerco, jardim que fica ao lado do convento, ou não fossem estes alunos do Curso Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes. Foram interessantes as descrições e os nomes das flores e plantas que os alunos iam descrevendo, alguns deles até a utilizar os nomes científicos. A troca de opiniões, em que iam revelando as características das diversas espécies.
Um dia de Sol onde ficou bem marcada a ideia que o aprender não ocupa lugar, e que a acumulação de conhecimento pode servir para que, dentro de nós se possam abrir novas perspectivas e horizontes.
Ao despedirmo-nos de Mafra, todos ficamos mais ricos, mais informados, e principalmente mais preparados para o futuro…

João Silva
Set .2011

Sem comentários:

Enviar um comentário