segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A revelação de Mamónides ou a história de um grande ser humano.





Um livro fantástico de uma personagem que se me revelou, quando no passado mês de Agosto estive em Cordova.



Em Córdova, na Andaluzia o turista ainda hoje pode ver o busto em bronze de uma personagem de rosto emaciado e olhar de águia: a inscrição diz-nos que se trata de Moisés Maimónides, médico judeu, nascido em 1135 nessa cidade, na época em que ela atingira o seu apogeu. Ali viviam em harmonia árabes, cristãos e judeus, oferecendo ao mundo um modelo nunca mais igualado de civilização e de tolerância. Aquele a quem os escolásticos cristãos dariam o nome de «Águia da Sinagoga» por ter tentado, antes de Tomás de Aquino, conciliar a Bíblia e Aristóteles, foi forçado ao exílio devido ao fanatismo dos novos conquistadores árabes.
Expulso da Palestina pelos Cruzados, acabou os seus dias no Cairo, como médico e amigo do sultão Saladino, e também enquanto médico dos pobres. Morreu em 1204, tendo deixado uma obra filosófica e científica que iria brilhar ao longo dos séculos por todo o Ocidente. O Médico de Córdova é o romance da sua vida apaixonante.

Curioso foi descobrir que Mamónides foi médico, e que tando o meu companheiro de viajem como o autor do livro tambem o são.Um previlègio para um leigo como eu.





Autor:
Herbert Le Porrier (1913-1977) médico de profissão, deixou uma notabilíssima obra como ficcionista, dramaturgo e ensaísta. Estreou-se em 1945, com um romance que retratava a adolescência, e o seu derradeiro livro seria publicado no próprio dia da sua morte. O Médico de Córdova recebeu o Prémio dos Livreiros de 1975.

Sem comentários:

Enviar um comentário