sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Em casa do Sr. Freud, onde viveu durante quase 50 anos.







É quase impossível conciliar as exigências do instinto sexual com as da civilização.

Sigmund Freud







Berggasse 19 - Vienna

Este é o endereço da Psicanálise - onde Freud trabalhou, morou com sua família durante quase 50 anos (1891-1938) e escreveu suas obras completas. Sua filha Anna Freud, também trabalhava aqui como psicanalista de crianças (1925-1938). A edificação, cuja construção data de 1881, foi doada por Anna e tornou-se o "The Sigmund Freud Museum Vienna", desde 1971.

Destacam-se, entre muitos pontos de interesse, vários pertences pessoais de Freud, a mobília original da sala de espera, uma parte representativa da sua coleção de antiguidades, um vídeo de 25 minutos que mostra momentos de sua vida em família (1930-1939).

O museu dispõe de vários ambientes: salas de exposição; sala de vídeo; loja com souvenirs; uma livraria psicanalítica, que é uma das maiores da Europa; um acervo de documentos sobre a história da psicanálise, etc.

Voltado à pesquisa científica, eventos internacionais e exibições especiais, o museu é mantido pela "The Sigmund Freud Society" e recebe apoio financeiro de uma associação privada, chamada "Association of the Friends of the Sigmund Freud Museum, Vienna".

Esse memorial oferece aos visitantes um painel biográfico do criador da psicanálise, inserido em seu contexto cultural e círculo pessoal.




20 Maresfield Gardens - London


Forçado a deixar a Áustria, que foi anexada ao Reich alemão (1938), Freud viveu no exílio com sua família neste endereço. Anna Freud continuou seu trabalho como psicanalista de crianças e morou nessa casa durante 40 anos, até sua morte em 1982.

De acordo com seu desejo, a casa tornou-se um museu, em homenagem à memória de seu pai, sendo também um centro cultural e de pesquisa. Muito bem preservados, encontram-se a biblioteca e o escritório de Freud, seu divã psicanalítico e sua coleção de antiguidades composta de 2000 ítens, além de uma livraria com títulos sobre psicanálise e a vida de seu criador.

Sem comentários:

Enviar um comentário