segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

UM TEXTO MAGNIFICO



"Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles forem meus, não seus. Se o criador o tivesse querido juntar a mim não teríamos talvez dois corpos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição venha a pensar o mesmo que eu; mas nessa altura já o pensamento lhe pertence. São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem."
Agostinho da Silva, "Cartas a um jovem filósofo"

2 comentários:

  1. Como eu sinto estas palavras do Agostinho vindas de ti...conheci-as pelas tuas mãos.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Grande João, a última vez que li este texto foi em 1998 e ao relê-lo parecia que todas as palavras estavam já juntinhas, pela mesma ordem, no meu cérebro. Tal é o sentido da filosofia deste homem (que até merece um H maiúsculo:)que as ideias permanecem, na sua pertinência e actualidade, sempre vivas na nossa cabeça. Estava mesmo a precisar de reavivar a memória sobre quanto a liberdade e inteligência são instrumentos essenciais para uma vida completa.

    Grande Blog! Vou-te visitar mais vezes

    Grande abraço
    Nuno Quaresma

    ResponderEliminar