quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Núcleo Museologico de Castro Laboreiro,muito calor com visita ao castelo.





Núcleo Museológico de Castro Laboreiro
Dedicado à história e tradição da freguesia de Castro Laboreiro, a maior e mais antiga do concelho, este Núcleo divulga aspectos relacionados com a paisagem e a vivência locais, nomeadamente no que respeita às Brandas, às Inverneiras e ao Planalto. Na casa anexa à sede, uma construção tipicamente castreja, é retratado o ambiente de uma casa local, na segunda metade do século XX.Depois da visita ao museu ,mais de 1 Km a subir sendo os ultimos 200 metros muito inclinados ,neste dia estavamos com 32 graus de calor e tinhamos esquecido levar água.
O castelo de Castro Laboreiro, está construído no alto de um monte, a 1 033 metros acima do nível do mar, com difícil acesso, integrado no Parque Natural da Peneda-Gerês, numa região que tem vestígios da ocupação humana desde a pré-história.
O castelo, na posse dos muçulmanos, foi conquistado por D. Afonso Henriques em 1141, procedendo ao reforço das suas defesas, que sofreriam grandes danos com o ataque do rei de Leão em 1212.
No reinado de D. Dinis, o castelo foi reconstruído adquirindo a estrutura que ainda tem hoje. Durante a guerra da Restauração da Independência, em 1660, chegou a ser ocupado pelas forças espanholas mas foi de novo tomado pelas forças portuguesas.

Esta localidade é conhecida no mundo, devido á raça dos seus famosos cães com o mesmo nome, Castro Laboreiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário