segunda-feira, 12 de março de 2012

Voar como um pássaro ou,da históra da aviação na Amadora aos nossos dias.
















































A exposição “Voar Como um Pássaro” pretende evocar os gloriosos anos da historia da Aviação da Amadora até aos dias de hoje, mostrando-a através dos olhos dos alunos da Escola Intercultural . Pretende também abordar essa vontade mítica de voar que tem acompanhado o homem através dos tempos.
Tudo começou no ano de 1912 quando em terras da Amadora se organizou um concurso de papagaios que serviu de mote para que a aeronáutica nacional desse os primeiros passos e aqui se instalasse entre os anos de 1912 e 1938.
Quisemos que os alunos tomassem conhecimento desses inúmeros momentos marcantes.Com esse objetivo, organizámos ateliês de pintura e escultura ,desenvolvemos visitas de estudo, introduzimos o tema em todas as aulas com o apoio de todos os professores, frequentámos a biblioteca municipal, pedimos a colaboração do museu da TAP, que prontamente se disponibilizou, e descobrimos um centenário que nos veio parar às mãos ao percebermos que tudo começou em 1912.
Assim, trabalhámos com os alunos o interesse e, ao mesmo tempo, posicionámo-nos com eles dando-lhes a noção de tempo ,noção essa que muitas vezes lhes escapa.
Nada melhor que esta frase de Agostinho da Silva para traduzir o espirito das vivências em sala de aula que culminaram com esta exposição.
“ O que impede o saber não são nem o tempo nem a inteligência, mas somente a falta de curiosidade”

João Silva
Musico, Artista plástico, Formador e Aprendiz.

Sem comentários:

Enviar um comentário