domingo, 22 de março de 2009

Os movimentos no Jazz



Movimentos do jazz

Jazz de Nova Orleans (durante os anos 1920) está mais relacionado às bandas de marchar populares de Nova Orleans no fim do século 19 e início do século 20. Tipicamente liderado por um trompete ou corneta - apoiado harmonicamente por palhetas e instrumentos de sopro e ritmicamente por baixos e baterias - a ênfase no jazz de Nova Orleans estava na improvisação coletiva e melódica. Os solos eram praticamente inexistentes.

Dixieland (durante os anos 1920), também chamado de "Jazz de Chicago", explodiu quando os músicos voaram de Nova Orleans para Chicago na busca de novas oportunidades e condições sociais menos opressoras. Dixieland, intimamente relacionado com o jazz de Nova Orleans, usava o improviso melódico, coletivo, mas permitia solos e incorporava o piano.

Swing (1935-1945) marcou uma mudança do jazz de improviso para a música escrita e bandas conhecidas como "big bands". Devido ao tamanho dos grupos - constituídos de várias trompas, instrumentos de sopro e percussão - o swing precisava de arranjos escritos simplificados. O swing era tipicamente mais repetitivo e mais amigável que outras formas de jazz. O swing é o mais próximo que o jazz já chegou de ser como estilo musical mais popular dos Estados Unidos.
Don Perdue/Getty ImagesDizzy Gillespie, figura importante no desenvolvimento do bop

­­Bop, ou "bebop", desenvolveu-se na era pós-swing (aproximadamente 1945), evitando a acessibilidade popular de seu antepassado. No bop, o foco estava no solista. O novo estilo foi criticado pela falta de melodia, uma vez que os solistas trocavam a fraseologia melódica pelas cordas - usando a progressão das cordas como a base da improvisação. Mais rápido, mais abstrato e não adequado para dançar, o bop empurrou o jazz pela primeira vez para o status de arte e para longe do rótulo de baixa cultura.

Cool jazz (anos 1950 e 1960), também conhecido como Jazz da Costa Oeste, marcou a volta aos arranjos e manteve os elementos do swing. Esse ritmo se desenvolveu a partir do bop mas suavizou os cantos mais duros em relação ao tom e ao ritmo. Seus músicos eram educados em estúdios e muitos deles já haviam transitado mais em formas experimentais.

Hard Bop (anos 1950 e 1960) surgiu aproximadamente 10 anos após o bop, com melodias mais simples e com mais soul, seções mais soltas de ritmo e semelhanças com o "rhythm and blues". Algumas pessoas consideram o hard bop, desenvolvido na Costa Leste, como uma resposta ao cool jazz, mas outros dizem que o novo estilo se desenvolveu independentemente de sua contraparte da Costa Oeste.

­Fusion (1967 aos anos 70) é uma combinação de rock e jazz. Como o rock se tornou mais complexo e os músicos mais habilidosos, os artistas de ambos os campos começaram a colaborar e a experimentar, justamente como os predecessores do jazz fizeram.

Sem comentários:

Enviar um comentário