segunda-feira, 2 de março de 2009

MATRECOS & AFECTOS


No próximo dia 13 de Março às 15 horas, os alunos do Projecto 12-15 da EIPDA inauguram na Casa Roque Gameiro na Amadora, a sua exposição denominada ” MATRECOS & AFECTOS”, com trabalhos de pintura, aguarela, desenho e cerâmica.

Aqui vos deixo o texto de apresentação .

A vivência que tenho tido ao trabalhar com os jovens do Projecto 12-15, levou-me a observar como são estes alunos na sua relação com o processo criativo.

A ingenuidade e a agressividade, posta ao serviço da pintura, levaram à obtenção de um discurso pictórico sentido e original, discurso esse que foi emergindo nas aulas, à medida que o ano lectivo avançava

Ocorreu-me, então, organizar uma exposição a que dei o nome de “Matrecos & Afectos” e que tão gentilmente a Casa Roque Gameiro acolheu.

A utilização do “e” comercial - & - pretende evocar este projecto que é sempre uma troca, um negócio, um comércio entre o Amor e o conhecimento que queremos transmitir, a par da conquista do entendimento por parte dos alunos.

O suporte dos trabalhos foi aproveitado de painéis que já não faziam falta a uma empresa de publicidade que tinha acabado uma acção de marketing e que acedeu ao meu pedido.

Dizia Picasso que “A pintura é uma grande mentira que serve para contar a verdade “ e são essas verdades que vos queremos agora oferecer.

A verdade e a realidade destes jovens que inicialmente destruíam os trabalhos uns dos outros assim que eu virava costas, tornando as aulas muito difíceis, e que agora me procuram dizendo que também querem participar…

Estes pedidos são sem dúvida o melhor dos prémios que podemos desejar.
_______________________
João Silva
Formador de Música e Pintura ,e tambem aprendiz .

2 comentários: