terça-feira, 14 de abril de 2009

As arvores com braços de mãe.


Em forma de fecho ,uma vez que a exposição Matrecos&Afectos que esteve patente na Casa Museu Roque Gameiro acabou no passado Sábado.Aqui vos deixo o texto das senhoras psicologas que diariamente trabalham no projecto 12/15.



Como toda a história de encantar também a história deste projecto começa por:
Era uma vez um menino que dizia: - Eu quero ser um pássaro!
-Não, não! Eu quero ser uma flor: Dizia uma menina do Projecto 12-15.
-Eu também quero ser uma flor! – Dizia um menino enquanto os colegas gozavam com ele porque flores só podem ser as meninas.
Flor ou ave, todos eles aspiram por ocupar um lugar e “serem qualquer coisa”. Ser alguém aos olhos dos outros é essencial para estes jovens. Ser visto, ser sentido e ser amado. Ocupar um lugar…mas qual?
Este Projecto surge na vida destes jovens na representação do tronco que sustenta a árvore e que, por sua vez, sustenta os ramos que diariamente embalam e protegem estes jovens contra cada rajada de vento, dias secos e chuvadas fortes sendo estas as contrariedades inerentes às vidas de cada um deles.
A raiz que nutre este tronco e que sustenta esta árvore é a força da missão com que cada elemento desta equipa luta diariamente para que cada uma destas flores possa dar fruto num futuro próximo e que estas aves que se alimentam dela ascendam aos céus, se tornem livres e sejam autónomas.
A árvore que outrora com seus ramos abarcou como braços de mãe que sustentam a sua cria, deseja no futuro observar o desenrolar da realização de sonhos e projectos de vida das suas flores e aves…

(Texto construído a partir do trabalho colectivo “Tronco, Flores e Pássaros”, o qual envolveu as quatro turmas do Projecto 12 – 15)
Helena Silva e Neuza Pinto
Psicólogas

1 comentário:

  1. Muito bonito o texto, parabéns Sras. Doutoras.
    Por este andar palpita-me que até são capazes de sairem as duas num livro... quem sabe...

    Helder Salsinha

    ResponderEliminar