sábado, 25 de abril de 2009

Será a Sílvia a mais bela criação de Deus ?











Deixo-vos com estas reflexões da Sílvia Marques, e com a foto de um dos meus trabalhos sobre o homem. A Sílvia está cheia de luz e a dar um precioso contributo para a organização de ideias do evento “ Será o homem a mais bela criação de Deus? “




João Silva

O que me levou até esta selecção? Os Direitos Humanos, porque independentemente da criação ser boa ou má, todos têm direitos à não violação dos seus direitos! esta questão dos direitos e interessante porque sempre que se lança a pergunta a alguém: Devemos respeitar a cultura do outro, as mentes mais preguiçosas dizem: certamente que sim.
Eu respondo com uma questão:
Na minha cultura, perdoem-me todos, mas é a minha cultura, é hábito o ancião violar os bebés!
E ai tudo fica em silêncio...ou seja, é aqui que entra a Declaração dos Direitos do Homem, a qual está acima da cultura, pois a dignidade humana é ou deveria ser superior. Não sei se concordam, mas estou certa que vós não sois preguiçosos he he he
Olhem, outra coisa: os historiadores defendem que a nosso época começa na data da Revolução francesa, 1789, se não me falha a memória. Porquê tala afirmação? Porque ai reside o fim do Antigo Regime, Idade Média, fim da sociedade de classes, enfim soberania de um sobre os restantes e há a legitimação do Homem enquanto indivíduo, capaz de traçar o seu destino sem ser condicionado por questões de nascimento. Ou seja, os ideias que pautam a nossa actual sociedade são os mesmos: Igualdade, fraternidade e liberdade Ainda hoje lutamos por eles, é na RF que se entende que a religião deve estar separada do estado e se entende que a educação é fundamental para a evolução do homem, também surgem teorias sobre o homem, aquela história do bom selvagem de jean jacques Rousseau...
Enfim...deixo-vos algumas reflexões que gostava de partilhar convosco.



ASSIM,


Homem bomba
Homem mártir
Homem/vagabundo/desprotegido
Homem/deficiente (porque Desu também se engana...será?
Homem simbolo sexual
Homem livre/puro
Homem temente a Deus
Homem louco
Mulher em corpo de Homem (porque Deus tb se engana)
Homem em corpo de mulher
Homem/anão (porque Deus também de engana, ou não?)
Homem branco/amarelo/preto (qual o objectivo de Deus com tanta diversidade de criações?)
O homem/violência (Contra crianças, mulheres,....será um engano da criação ou será o libre arbitrio que lhe permite tais loucuras?)
O Homem/boémio
O Homem/chefe de família
O Homem/ selvagem
O Homem herói
O homem hemafrodita
O homem depressivo/distante
O Homem/capitalista
O homem militar
O Homem romântico
O Homem atleta
O Homem velho
O Homem Violador


Por épocas

O Homem paleolitico (Deusa da fertilidade, caçador recolector, auto suficiente, pinturas rupestres)
O homem da Idade Média (Superstição, guerras, ambiente sombrio, defensivo, religioso)
O homem do Renascimento (Renascer da cultura grega e romana, os humanistas)
O Homem do século das Luzes (Revolução Francesa, ideias contemporâneos Liberdade, igualdade, Fraternidade)
O homem do século XIX (Liberalismo - Cosntitucionalismo)
O homem do século XX (guerras mundais, acordos de paz...os homens e as atitudes)
O homem do século XXI (Guerra)
O homem do século XXII ?
Sílvia Marques

2 comentários:

  1. Primeiro, o texto não foi revisto por mim, ou seja, o texto é produto de segundos de impulso.
    Segundo, eu não sou certamente a mais bela criação de Deus, só para os que me amam e nesse sentido agradeço o teu pensamento.
    Adorei a tua obra, diferente de tudo e de todos. Senti empatia especial pelos peixinhos:) Como tu dizes: está lá tudo!Tens maturidade da vida e isso passa de uma forma exemplar para a tela. Não gostas do supérfulo, melhor, passas ao lado, pois compreendes claramente o mais importante. Os meus sinceros parabéns. Há tempos disse a alguém que era o meu pintor preferido, mas com o tempo vejo que tu é que te tens tornado o meu pintor eleito. Desculpa, na altura, devido aos desejos da vida, não ter percebido que tu é que és o meu pintor, pois tu tens-me a judado a construir a minha tela, o outro não. beijos enormes

    ResponderEliminar
  2. Gostei do que vi. No trabalho do João figura a qualidade. De igual modo, no texto que apresentou pude rever palavras evocadas também em primeira mão na Escola das Profissões pelo formador de Ismael de Cidadania.
    Virei visitá-lo mais vezes.

    ResponderEliminar