sábado, 18 de abril de 2009

Será o homem a mais bela criação de Deus ?











O evento” Será o homem a mais bela criação de Deus?” concebido pela Sílvia Marques, pelo Nuno Quaresma e por mim, começa a ganhar forma.
Deixo-vos com o texto de apresentação elaborado pelo Nuno, e com imagens de quatro trabalhos meus que são o mote para todo o trabalho que vou apresentar. Vão estar expostos cerca de 50 pequenos quadros baseados nas inúmeras faces que o tema pode ter.

João Silva








Será o Homem a mais bela criação de Deus?

Numa época marcada por uma crise de valores, identidades - individuais e colectivas - por maniqueísmos fabricados – Eixo do Mal, Fiéis, Infiéis – mas também por um novo optimismo – “Yes we can” – na construção de um novo modelo alicerçado nas cinzas do Liberalismo Financeiro; decidimos empreender uma viagem plástica consagrada ao Homem e ao seu Mundo.

Será o Homem a mais bela criação de Deus?

Num esforço de resposta pintámos o Homem nas suas múltiplas dimensões: espiritual, intelectual, afectiva… energética, física, mágica.

Debruçámo-nos sobre o Belo… e descobrimos nesta senda a armadilha da própria procura: afinal o que é o Belo?

Relacionámos criação com c minúsculo com a Criação com C maiúsculo, e procurámos entrar em comunhão com o Demiurgo…
… mas também em oposição, em relativização, em admiração e redenção.

O resultado é um espólio conjunto brevemente disponível no endereço : http://www.seraohomemamaisbelacriaçãodedeus.blogspot.com/ – para o qual procuramos local e apoio para edição de catálogo e convites.

Para além do pacote expositivo é nosso desejo, logo que o calendário final e local para a mostra, fiquem definidos, edificar uma agenda de eventos “in loco” com expressões como a Poesia, Canto, Dança, Performance, Vídeo, dedicados ao tema central e aos Direitos Universais do Homem que, para além da reflexão pictórica, queremos celebrar.


Nuno Quaresma

2 comentários:

  1. Boa-noite!
    Sou o Carlos, nasci e vivo no Porto.
    Vi o seu blog e fico agradado com o trabalho que faz com crianças que abandonam a escola.
    Sou Animador sócio-cultural e já trabalhei com crianças e jovens de risco, por isso conheço a realidade do abandono escolar.
    Bom trabalho.
    Atenciosamente
    Carlos Sameiro

    ResponderEliminar
  2. E estamos a trabalhar na boa direcção. É um privilégio trabalhar com os meus dois homens preferidos...
    Inspiração, Pintor.

    ResponderEliminar