segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A Casa das Histórias de Paula Rego.


A Casa das Histórias Paula Rego, o novo equipamento cultural de Cascais, dedicado à pintora portuguesa, residente em Londres, foi inaugurado.
Arquitectado por Eduardo Souto de Moura, o novo equipamente cultural do país, dispõe de um espólio de cerca de 600 obras doadas e emprestadas pela pintora, das quais 200 vão ficar inicialmente expostas ao público e 400 em Reserva.
A exposição está organizada cronologicamente, dividida em quatro grandes zonas temáticas. Na primeira sala encontram-se os trabalhos correspondentes aos dez primeiros anos de carreira de Paula Rego, com obras datadas das décadas de 50 e 60, onde se identificam técnicas mistas com colagem e em que cruzam o statement político com referências da esfera familiar e pessoal da artista.
A área seguinte é dedicada aos anos 80, quando Paula Rego abandona a colagem e se dedica ao figurativismo. A etapa seguinte – 1994 a 2005 – assume como marco a introdução do pastel e abre caminho para obras mais realistas e, simultaneamente teatrais.
No final do percurso expositivo fica a a sala de exposições temporárias, que apresenta até 18 de Março de 2010, um conjunto de obras emprestadas pela Galeria Marlborough, que representante internacionalmente a pintora.
O museu vai estar aberto ao público diariamente, das 10h00 às 22h00 e a entrada é gratuita.
A não perder.

Sem comentários:

Enviar um comentário