domingo, 25 de outubro de 2009

A pintura vitoriosa. Um Workshop no hospital D. Pedro em Aveiro .





Foi com enorme prazer que dirigi o workshop de pintura para doentes portadores de Esclerose Múltipla, patrocinado pela Merck Serono ,que decorreu ontem no hospital D. Pedro em Aveiro.
Momentos vividos com pessoas lindas, criativas e sensíveis, a cumprirem-se como seres humanos contra todas as adversidades. No fundo seres que traçam a rota da sua navegação à vista, mas ao mesmo tempo, olham no horizonte encontrando o seu caminho, caminho esse que é o de todos e ao mesmo tempo, de cada um.
A tinta escorria e a confiança ia aparecendo, a criatividade ia ganhando força enquanto os olhos brilhantes da Luísa Matias, enérgica organizadora, iam traduzindo o ambiente da sala.
As coisas começam a aparecer, tão naturais como a respiração, vejo os pintores contentes, ao fundo da sala sorrisos, o momento é mágico. Os familiares acompanhantes que tinham estado só a assistir por impulso pedem para participar, estamos agora com 26 pessoas a pintar ao mesmo tempo, a Luísa está admirada, já não há barreiras entre doentes e não doentes. AGORA SOMOSTODOS PINTORES, seres criadores a construir imagens que há poucas horas não existiam no mundo.
Gostei muito desta gente que não desiste de ser feliz, e ocorre-me esta quadra de Agostinho da Silva de que gosto muito, e que tenho um enorme prazer em dedicar-lhes.

Queres ser crente
É melhor que sejas Deus
E entre o nada que é tudo
Encontra caminhos teus

Um enorme abraço para todos.
Não desistam.

João Silva

1 comentário:

  1. Ola...
    O poeta e o pintor têm mesmo tudo a ver cada um com a sua maneira mas no fundo.... os mesmos desejos e sonhos, conseguem transpor para o papel o sentimento e a dor, o pintor consegue pôr os pinceis a falar com cores claras estando de alma aberta, cores escuras... bom: pintando o momento.
    Obrigada pela maneira que me esteve a incentivar com todo aquele empenho.
    Adorei estar presente...
    Beijinho perfumado
    Mena
    beijinho perfumado

    ResponderEliminar