quarta-feira, 12 de maio de 2010

Uma Escola com Futuro




Na passada Quinta, Sexta e Sábado estive na terceira Expo What’s Nexts? da Amadora.Uma feira que cheira a futuro e que pretende sugerir e encaminhar jovens para o mercado de emprego.
Não esperava que ao organizar um atelier de pintura livre que representasse a Escola Intercultural , o interesse e a adesão fosse tão grande.
Deixo-vos com um texto da minha amiga Sílvia Marque que resume os momentos vividos.
Há dias assim...

"Há dias em que tudo se torna perfeito. Hoje a EIPDA inaugurou a 3ª Expo Amadora e há dias...há dias em que vemos o todo unido em volta de um projecto que é de todos nós e de todos vós.
Gostei, gostei muito, gostei da vontade humana em fazer obra, em fazer obra para todos. O tema ciência e tecnologia rapidamente adquiriu uma linguagem comum acessível a todos, onde os Senhores Cientistas procuraram estabelecer um diálogo ao nível dos mais jovens. Mais interessante é ver que os que organizaram este evento nada desfrutam, dedicam o seu tempo aos outros, mas essa também é uma forma de desfrutar quando a profissão, a Missão é o Outro.
Senti-me orgulhosa por ver o todo a funcionar, uns mais que outros, mas ainda assim a funcionar. Convido-vos a visitar o site: http://www.expoamadora.pt/


What,s Next?

"Mexer é permitido!

Questionar é obrigatório!

És tu que decides.

És tu que inovas."

Passei algum tempo no atelier de pintura, onde todos os que passaram pela Expo tiveram a possibilidade de se expressar livremente. Nunca me vou esquecer da pequena Inês, de 12 anos, uma Alma grande da pintura, da Arte. Todos os jovens e até adultos mostravam o seu talento partindo do concreto, desenho concreto, mas a Inês demonstrou ser dona de um traço, sensibilidade invejáveis. O curioso é que desenho após desenho, o seu traço mantinha-se. Perguntei-lhe se já havia desenhado, respondeu, muito dona do seu nariz: não!
Quando questionada pora alguém (Regina) o que significavam os seus traços, ficou sem resposta, mas rapidamente disse: Liberdade.
A nós, parecia-nos um grito de Liberdade, mas como é possível ter-se 12 anos e transmitir de forma tão clara e sentida o Grito da Liberdade. Fiquei ligada a esta menina, pelo menos ligada emocionalmente e visualmente, pois nunca vou esquecer as suas sardas, o seu cabelo, a sua pequenez, a sua altivez, o seu traço.
Vi rostos deliciados com o que se passou nesta Expo, retenho na minha memório a rosto de uma menina, espantado, admirado, a amar, uma peça de teatro. Percebi que nunca tinha visto teatro perto de si. Por todos estes momentos, pequenos, mas grandes a Expo, já foi, na minha perspectiva um grande sucesso.
Foram 3 dias de descoberta, de traços, de cor de experimentação, de olhares... mas o mais importante é que conheci a Inês.
Parabéns Sandra, parabéns Luís.
Parabéns a todos os que se envolveram.

Obrigado a todos, em nome de todos os anónimos que por lá passaram... "

Sem comentários:

Enviar um comentário