quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Guayasamín 1919-1999 ou A Capela do Homem




Guayasamín o artista que construio a Capela do Homem existente em Quito no Peru , onde cada um pode reflectir sobre a exploração do homem pelo homem. Foi este mestre que encontrei casualmente na sua fundação em Cáceres.
Oswaldo Guayasamín nasceu o 6 de julho de 1919. Filho de pai indígena (de ascendência [quichua]), e mãe mestiza. Seu pai trabalhava como carpintero e, mais tarde, como taxista e caminhoneiro. A família vivia na miséria. Oswaldo foi o primeiro de dez filhos.
Em 1932, apesar da oposição de seu pai, ingressa à Escola de Belas Artes de Quito. É a época da "guerra dos quatro dias", um levantamento civico militar, do valoroso povo equatoriano na contramão do governo de Ribeiro do Rio. Durante uma manifestação, morre seu grande amigo Manjarrés. Este acontecimento, que mais tarde inspirará sua obra "Os meninos mortos", marca sua visão da gente e da sociedade. Continua seus estudos na Escola e em 1941 obtém o diploma de pintor e escultor, depois de ter seguido também estudos de arquitectura.
Faleceu a 10 de março de 1999, aos 79 anos, depois de criar sua última e mais almejada Capilla do Homem.


Sem comentários:

Enviar um comentário