domingo, 10 de outubro de 2010

Serra ,nevoeiro,pão,muita chuva e muitas perguntas.












As duas turmas de SAAI e as três melhores alunas de AAE visitaram na passada sexta feira o Museu do Pão em Seia .Uma viagem com muita chuva com uma visita cheia de nevoeiro ao topo da Serra da Estrela em que a curiosidade e as perguntas não faltaram.



O Museu Nacional do Pão está instalado num edifício construído de raiz com os materiais da região, inserido num conjunto monumental e paisagístico harmonioso que integra alguns moinhos e padarias tradicionais recuperados. Trata-se do único museu do género da Península Ibérica e um dos poucos da Europa, possuindo cerca de 3.500 m2 de área coberta repartida por três pisos de exposição com percurso semi-orientado.

O espaço pretende ser muito mais do que uma simples mostra de objectos ligados à história e ao fabrico do pão, procurando também afirmar-se um espaço vivo de preservação dessa memória fundamental da região e do país, feita de saberes e ofícios, que de outro modo se poderiam perder. É por isso que aqui o visitante pode descobrir as técnicas de fabrico e até fazer o seu próprio pão.

Dos objectos já recuperados para o museu destaca-se, por exemplo, uma das primeiras enfardadeiras mecânicas nacionais.
O espólio, distribuído por várias secções, inclui ainda a reconstituição de uma antiga padaria tradicional, com mobiliário e objectos do início do século XX, a mostra de alfaias, cerâmica, numismática e iconografia.

Quem visitar o museu poderá ainda saborear as iguarias servidas no restaurante, visitar a biblioteca e adquirir os produtos tradicionais da região da serra da Estrela na mercearia (espaço que recria a atmosfera das mercearias antigas). As crianças têm uma sala só para elas, o Mundo das Crianças, onde se realizam espectáculos de animação relativos às tradições do pão.

LocalizaçãoQuinta Fonte do Marrão
Seia
6270-909 SEIA

Distrito: Guarda
Concelho: Seia
Freguesia: Seia

Sem comentários:

Enviar um comentário