segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A Guerra, um notavel trabalho de Joaquim Furtado.Para que não se perca a memória.




O horário nobre da RTP é, desde o passado dia 16 de Outubro, palco de exibição de um dos mais ambiciosos projectos documentais realizados no nosso país. “A Guerra”, da autoria de Joaquim Furtado, é um trabalho ímpar que oferece uma leitura simultaneamente global e detalhada do conturbado período bélico que precedeu a revolução de 25 de Abril de 1974, opondo as Forças Armadas portuguesas aos movimentos de guerrilha que lutavam pela independência dos territórios coloniais de Angola, Guiné e Moçambique.
Um período decisivo e que teve um impacto profundo na sociedade portuguesa, não tendo até hoje recebido o esclarecimento e aprofundamento histórico devidos.
Volvidos 46 anos sobre o início da guerra, o documentário, já transmitido em duas séries de 9 episódios cada, aborda aquele que é um dos temas mais sensíveis e marcantes do século XX em Portugal, não apenas na sua dimensão militar, mas também numa perspectiva política e social. Procurando dar uma visão integrada e tão completa quanto possível dos 13 anos de conflito.
O autor articula o sucedido nas suas três frentes – Angola, Guiné e Moçambique – com os contextos português e internacional da época, dois pólos determinantes que condicionavam o desenrolar dos acontecimentos no cenário de guerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário