quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Agora Somos Todos Pintores


Os Amigos EM Aveiro desta vez aventuraram-se em grande e acolheram um Workshop de Pintura para pessoas com Esclerose Múltipla. Se era um grande desafio à partida? Claro que sim! Quando começámos a convidar os nossos amigos e conhecidos, ninguém queria vir, pois ninguém sabia pintar... surpresa das surpresas: fomos 30 pessoas no workshop, todos pintaram e acabámos com 23 quadros dignos de uma exposição permanente em Serralves!
Fomos invadidos por uma saudável amnésia colectiva em relação a doenças na altura de pegar em pincéis e guaches, e atacar gulosamente as telas!! Deixámos a imaginação invadir-nos aos poucos... Primeiro começámos bem tímidos a colorir a tela, com pinceladas pequenas e pouco precisas. Logo aí se notou quem tinha já alguma queda para as artes, pois esses poucos não estavam nada atrapalhados ao contrário da maioria! Mas aos poucos, e com ajuda de uma guitarra e do nosso pintor-músico-amigo João Silva, demos por nós a pintar e a cantar ao mesmo tempo. Mais uma vez ninguém se lembrou que supostamente é tão difícil para nós executarmos duas tarefas em simultâneo! Será mesmo?? Mas isto se calhar são pormenores...
O que não é mesmo pormenor foram os sorrisos ao longo de toda a sessão. Que com certeza ainda agora perduram na cara de todos os Amigos. Foi tão bom partilharmos algo inesperado que era não termos quaisquer expectativas de pintarmos assim muito bem... E no final tínhamos todos o nosso quadro na "galeria" improvisada junto ao balcão da entrada para as Consultas Externas do Hospital! Giro, hein? Imaginem as cores vivas das telas no meio do branco das paredes e das filas intermináveis de cadeiras. Ficou o máximo!
Um agradecimento especial ao nosso Luís, que obrigou todos os membros da coordenação a pintar, inclusive ele próprio! Corajoso! Boa lição de vida que ele nos deu: só podemos ajudar os outros ajudando-nos a nós primeiro.
No final das pinturas, descansámos um pouco, convivendo e deliciando-nos com um lanche muito completo que veio mesmo a calhar. Para acabar em beleza, tirámos uma fotografia de grupo, bem à maneira com todos os artistas!
Só para sentirem o nosso estado de espírito no final, aqui vai uma breve estória... Uma amiga do grupo já ia na porta da rua, quando a filha teve de vir para trás perdida de riso, exclamando: "A minha mãe ia esquecendo a muleta!". Escusado será dizer, foi a risada geral! Caso sim para dizer, a pintura e o convívio de Amigos tem um efeito poderoso: esquecemos a doença para nos lembrarmos quem somos - "SERES ÚNICOS!" (palavras do nosso amigo pintor João Silva!). Querem melhor estudo real do que este, em que melhorámos significativamente a qualidade de vida de 30 pessoas com EM, familiares e seus amigos? Obrigada pela Presença e Coragem de Todos para se DIVERTIREM e CELEBRAREM a vida!
Para este momento extraordinário ter tido um imenso sucesso, agradecemos:
Hospital Infante D. Pedro - Aveiro (Gabinete Comunicação, Serviço Social e Seguranças)
Projecto "Brighter Picture" da Merck Serono (Workshop de Pintura, material, lanche e apoio)
João Silva (pintor - blog: http://aconquistadabolina.blogspot.com)
Nestlé (ofertas)
Aos membros dos AEMA, pela ajuda de todos na organização e coordenação do evento (sim, agradecemos a nós próprios, somos únicos, ora bem!)
A todos os que nos visitaram pela 1ª vez e partilharam connosco os momentos fantásticos do dia! Obrigada pelo vosso carinho e boa disposição. Voltem na próxima reunião!
Os Amigos EM Aveiro

1 comentário:

  1. Ola.... Luisa és demais não esqueceste, ainda por cima publicas ah ah ah... marota, mas foi sim esqueci-me da minha melhor amiga.
    Realmente foi muito bom estar-mos todos juntos.... O nosso professor foi o máximo.
    Amei a confiamça que ele infiltrou em todos nós.
    FOI LINDO
    Beijinho
    Mena

    ResponderEliminar