segunda-feira, 7 de março de 2011

Pessoa Online.


Toda a biblioteca de Fernando Pessoa disponível online

Os livros da Biblioteca Particular de Fernando Pessoa já estão disponíveis gratuitamente online no site da Casa Fernando Pessoa.

Até agora, só uma visita à Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, permitia consultar este acervo que é "riquíssimo", mas com o site, bilingue (português e inglês, e disponível em http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt) em qualquer lugar do mundo, com uma ligação à Internet é possível consultar, página a página, os cerca de 1140 volumes da biblioteca, mais as anotações - incluindo poemas - que Fernando Pessoa foi fazendo nas páginas dos livros. "Manuscritos que muitas vezes se deterioram com o tempo, pois muitos deles foram feitos a lápis", disse Inês Pedrosa.

Por isso já começaram o restauro destas obras. "Alguns já estão restaurados, pedimos um orçamento à Fundação Ricardo Espírito Santo e estamos agora à procura de outra instituição para o pagar", disse ao jornal Público a escritora.

Em Novembro, realiza-se o 2º Congresso Internacional Fernando Pessoa e no dia 23 será lançada a revista, trimestral e bilingue, de literatura e ensaio.

Tudo começou em 2008 quando o investigador e estudioso da obra de Fernando Pessoa, Jerónimo Pizarro, propôs à directora da Casa Pessoa, Inês Pedrosa, que se fizesse a digitalização dos livros que pertenceram ao poeta. Estão disponíveis em PDF e JPG e na íntegra. A Fundação Vodafone Portugal apoiou a iniciativa com 77 mil euros e assim foi possível concretizar o sonho de Pizarro: "Tornar Pessoa ainda mais universal e ter a sua biblioteca aberta ao mundo inteiro", disse o investigador.


Sem comentários:

Enviar um comentário