terça-feira, 22 de março de 2011

Why – da mesa de dois convivas



Um texto do meu amigo pintor Nuno Quaresma ,agora que falta pouco tempo para a nossa exposição (8/4) na Mapaposta.

Será o homem a mais bela criação de Deus ?

Why – da mesa de dois convivas .

Foi numa almoçarada com o meu Amigo e Pintor João Silva
que durante 1hora, e sem qualquer premeditação, este foi o
tema de uma deliciosa conversa.
Não me lembro já se foi à borda de um Cozido ou de uma
Jardineira, às vezes tenho a noção vaga que foi diante de um
Bacalhau, de tenras lascas, com grão – aliás o meu “God
Fish” – o peixe sagrado na minha mesa.
O autor da interrogação foi o João. Parecia-lhe um bom mote
para uma série de trabalhos que desejava fazer, mas a
questão em mim parecia-me iniciática, seminal, fracturante.
No momento, enquanto degustava o pitéu com o
empurrãozinho de um bom “penaltie”, entre uma e outra
gargalhada, entre uma e outra sentença mais solene, na
minha cabeça, outras questões surgiam.
Será Deus a mais Bela criação do Homem?
O que é o Belo?
Existirá o Belo sem que exista pelo menos uma alma que o

reconheça?

Perguntas a mais, dirão alguns, sobretudo na cabeça de um
pintor. Decidi então pensar da maneira que o sei fazer, a
pintar. E a pintar, curiosamente deixei de

pensar para começar a sentir, a acreditar.
O resultado é o espólio desta mostra intitulada Beautyful
Creation 1# - Why?

Nuno Quaresma

Sem comentários:

Enviar um comentário