domingo, 24 de julho de 2011

De 1 a 4 de Agosto em Praga.





Praga é a grande metrópole do Leste Europeu. Não tanto pelo tamanho (cerca de 1,3 milhão de habitantes), mas por suas características econômicas, seu engajamento político e suas qualificações culturais e artísticas ,foi uma das cidades européias consagradas com o título de Metrópole da Cultura no ano 2000.

Atualmente investe muito no turismo, encarado como a grande fonte de captação de receita que é. Seus habitantes, bem mais do que no resto do país, estãoaprendendo inglês e hoje já estão bem íntimos das "maravilhas do mundo ocidental".

Nada disso afeta o charme medieval e as peculiaridades de uma então pequena cidade que já foi subordinada a um império comunista. Igrejas, castelos, cemitérios, pontes, ruas, casas históricas. Felizmente, com todas as guerras, revoluções e primaveras testemunhadas, Praga ainda reina majestosamente intacta e vibrante.

Em Praga, o verão é ameno e o inverno costuma ser rigoroso, com bastante neve. Chuva já foi um grande problema, quando, no verão de 2002, a República Tcheca sofreu uma das piores enchentes de sua história --da qual ainda se recupera, com prédios em reforma devido aos estragos. Felizmente uma precipitação tão radical assim é bastante rara. Em Praga, espere por uma temperatura média de 18°C a 24°C, em julho e agosto, de -5°C a 3°C, em janeiro e dezembro, e de 8° a 18ºC, em maio e setembro.

No campo da literatura, a República Tcheca --com a tradição da leitura-- se destaca com pelo menos dois célebres escritores internacionalmente reconhecidos: Franz Kafka, autor de, entre outras obras, "A Metamorfose", e Milan Kundera, de "A Insustentável Leveza do Ser".

1 comentário: