terça-feira, 23 de julho de 2013

TOLEDO

Lembra-se daquelas cidades medievais dos livros de história? Assim é Toledo. Considerada património cultural da humanidade pela Unesco desde 1987, esta é a capital da comunidade autónoma e da província de Castilla Lá Mancha, que ao longo do tempo pertenceu aos romanos, visigodos, mouros, judeus e cristãos. Por isso, a mistura cultural, reflectida na arquitectura. Um roteiro recheado de igrejas góticas, mesquitas, sinagogas e palácios renascentistas. A parte histórica da cidade é como uma fortaleza situada no vale do Rio Tejo.

A entrada, pela imponente Ponte de Alcântara, com os gigantescos portões nas suas extremidades, lembra a cena de um castelo inacessível na outra margem para os que não tinham permissão real. Nas suas ruas tortuosas, algumas com grandes inclinações, tem-se a impressão de que em qualquer esquina é possível depararmo-nos com um cavaleiro vestido de armadura ou uma princesa medieval. Armaduras, em tamanho real e miniaturas, além de espadas e brasões enfeitam as vitrinas e calçadas da maioria das lojas, atraindo turistas para uma das principais actividades económicas: o artesanato toledano, em estilo medieval. Uma vez ou outra é possível ver moças com vestidos de princesa, geralmente a sair de festas típicas. Nos fins-de-semana, a bela Toledo é procurada como cenário de muitos casamentos. Situada a 71 quilómetros de Madrid, Toledo pode ser visita num dia, muito embora ao fim de alguns dias ausência nos sintamos atraídos e com vontade de regressar.

Na área histórica de Toledo, o bom, é caminhar sem destino. No entanto, alguns pontos são imperdíveis. Após cruzar a Ponte de Alcântara, várias ruas sinuosas levam à Praça de Zocodover, partida do city tour, um comboio turístico. Na Praça do Ajuntamento está a Catedral, em estilo essencialmente gótico é um dos monumentos mais importantes do país, cujas obras foram concluídas no fim do século XV. Ao lado do convento de clausura Santa Isabel de los Reyes, de 1477, está a Igreja de San Antolín e os palácios de Toledo e Ayala, com fachada gótico-mudéjar. Uma das entradas principais da cidade é a Puerta de Bisagra, de origem árabe. A Igreja de Santiago del Arrabal também é conhecida como a Catedral do Mudéjar, pela arquitectura. No mesmo estilo, também pode ser vista a Puerta del Sol, construída no século XIII. O Museu militar e biblioteca funcionam na Alcázar, fortaleza que já foi residência oficial. A Casa-museu de El Greco é um palácio que abriga várias obras do artista. A sinagoga Santa Maria la Blanca é de estilo mudéjar toledano. Outro belo monumento é o Mosteiro de San Juan de los Reyes, em estilo gótico, encomendado pelos reis católicos.

Por todos estes motivos e outros que com certeza nos terão escapado, aconselho vivamente todos os interessados na história a não deixarem de parte esta bela cidade que nos transporta á mágica idade média. Conta uma lenda que á noite, nas ruas de Toledo e possível ouvir as vozes do povo que nela viveu á muitos séculos atrás e que a magia de uma noite escura nos transporta a esses tempos idos dos cavaleiros, reis e princesas. Embora não tenha visto cavaleiros nem princesas de carne e osso momentos houve em que me senti transportado para uma época que não era a minha…

Fonte - Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário