domingo, 14 de junho de 2009

Antoni Tápies - Sentido e Inquietação










Pintor Catalão, Antoni Tàpies nasceu em Barcelona 1923. O budismo tem muita importancia na obra de Tàpies, considera-se um cidadão interventivo politicamente e socialmente. É uma referência na cultura europeia com o Informalismo e Arte Pobre. É um homem da cidade, inflenciado pela cultura urbana no que tem de mais essencial: as marcas, os grafites nos muros, os sinais, a luz, o movimento. Todos os elementos gráficos da cidade são matéria de trabalho. A geometria de Tàpies é provocadora, não nos deixa indiferente.
O uso de materiais atípicos na obra de Tápies , tais como areia e asfalto, faz lembrar a obra dos artistas da Arte Povera, que transformavam os elementos mais simples em obras de arte, enquanto que os rabiscos ao acaso são influenciados pela Arte Informal, um movimento que se centrava em obras abstractas inspiradas no subconsciente do artista.
Nascido em Barcelona em 10 de Abril de 1923, Tápies testemunhou em primeira mão os acontecimentos da Guerra Civil espanhola. A guerra teve um impacto importante na sua obra, dando-lhe uma dimensão influente e ocasionalmente um ponto de vista político. Tàpies é um dos mais importantes artistas espanhóis do pós-guerra, admirado pela beleza perene das suas obras.
Pessoalmente sou um admirador desta extraordinaria obra ,enérgica e pujante que nasce do nada, da humildade dos materiais e que o artista transforma, dando-lhe sentido e inquietação.
João Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário