domingo, 21 de junho de 2009

Interculturalidade na inauguração da Biblioteca Piteira Santos











Os Matrecos da orquestra de D´jambes do Projecto 12-15 actuaram na passada sexta -feira na Inauguração da Biblioteca Piteira Santos na Amadora.
Importante foi no final, a actuação conjunta com os Toca a Rufar.
Os alunos levavam escrito nas camisolas além do logótipo da escola a palavra INTERCULTURAL o que fez todo o sentido,pois a junção da precursão portuguesa com as suas caixas e bombos colou muito bem aos D,jambes ,popular tambor africano.
Parabéns aos alunos que representaram muito bem a nome da sua escola.

Piteira Santos nasceu na Amadora em 1918 e faleceu em Lisboa em 1992
Historiador, jornalista e tradutor. Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Universidade de Lisboa, foi professor auxiliar convidado da sua Faculdade de Letras, tendo proferido a última lição em 1988.Jornalista do Diário de Lisboa, foi director-adjunto deste jornal durante alguns anos e colaborador até ao seu último número, em 1990. Como tradutor, devem-se-lhe trabalhos importantes, como as versões portuguesas das obras Brasil, de Maurice Le Lannou, A Ciência do Século XX: Descobertas, Aplicações, de Pièrre Rousseau, e A História Começa na Suméria, de Samuel Noah Kramer, ou ainda os quatro volumes de Panorama da Ciência Económica, cuja equipa de tradutores integrou.Filho de um dos revolucionários da República – Vitorino Gonçalves dos Santos –, também ele foi um combatente político, opondo-se à ditadura de Salazar e por tal pagando o seu preço. Ora sendo forçado a assinar uma das suas obras importantes, As Grandes Doutrinas Económicas (1951) com o pseudónimo de Arthur Taylor, ora vendo o seu livro Geografia e Economia da Revolução de 1820 (1962) apreendido pela PIDE. No primeiro caso, o nome do verdadeiro autor manter-se-ia secreto até ao «25 de Abril» e, no segundo, só após esta data foi possível uma nova edição do livro.Colaborou, entre outras, nas revistas Seara Nova, Vértice e Clio, órgão do Centro de História da Universidade de Lisboa.



(Clique para ver as imagens da TV Amadora, onde se pode ver partes da actuação dos nossos D'jambes.)
João Silva






Sem comentários:

Enviar um comentário