terça-feira, 16 de junho de 2009

O Amor deita lágrimas quando se emociona ou, O nascimento de uma grande mulher.


Caro professor João Silva,


Aqui vai um pequeno resumo da minha reportagem sobre a doença de Alzheimer, vencedora do Prémio Nacional de Jornalismo Universitário, na categoria de Rádio.Como lhe confidenciei, o meu primeiro contacto com a doença de Alzheimer antecedeu a minha visita ao Centro de Apoio Diurno, da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer, em Alcântara, uma vez que tive um familiar (o meu avô materno) que sofreu durante cerca de 18 anos desta demência e com a qual tive um contacto diário. A escolha do tema esteve, portanto, relacionada com essa anterior ligação com a doença em questão.

Quis transmitir o amor e os laços de afeição que se criam diariamente naquele espaço, entre auxiliares, terapeutas ocupacionais e utentes. Ali estabelecem-se vínculos, existem oportunidades de socialização e de ocupação. O luto diário travado pelos familiares das pessoas com demência é, de certa forma, atenuado. Alzheimer é uma realidade à qual se fecha demasiado os olhos. Devia ser de conhecimento público que esta doença é considerada, actualmente, a principal causa de deterioração cognitiva.

Sabe-se que não tem e que provavelmente nunca venha a ter cura, mas esta demência pode ser vivida de uma forma mais digna pelos doentes. E é essa a tarefa diária daquele centro; os utentes são valorizados e estimulados enquanto pessoas, sendo-lhe concedida dignidade humana. É uma demência contra a qual a equipa técnica trava uma luta diária, em troca de um sorriso ou um olhar que parece dizer apenas “obrigado”.

Não consigo descrever o turbilhão de sentimentos que se apoderou de mim na altura em que o meu nome foi anunciado e o prémio entregue pela Produtora Executiva da Rádio Renascença, Sofia Vieira. Senti-me extraordinariamente realizada por ver o meu trabalho reconhecido não só por profissionais do meio jornalístico, mas também pelas ONG’s presentes e pelos próprios organizadores do prémio.Espero que goste e gostava de saber a sua opinião acerca da mesma depois de ouvi-la. Encontra-se disponível no site do Parlamento Global: http://www.parlamentoglobal.pt/parlamentoglobal/cidadania/2009/5/11/110509+ALZHEIMER+PNJU.htmDeixo-lhe também o link de outro trabalho que fiz para a Revista N, um projecto da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, sobre a Iª Festa do Livro Infantil de Lisboa, que decorreu entre os dias 27 de Março e 5 de Abril, na Praça da Figueira. http://revistan.org/2009/04/22/a-magia-das-palavras-i%C2%AA-festa-do-livro-infantil-de-lisboa/


Mais uma vez, obrigado pela disponibilidade e amabilidade com que me receberam na Escola Intercultural das Profissões e do Desporto da Amadora. Tem sido extraordinário, gratificante e recompensador poder trabalhar sobre o "Projecto 12-15". A equipa é fantástica. Cada um de vocês é um pequeno grande mundo. Aliás, o projecto em si mesmo é um mundo de sonhos, onde sonhar acordado é permitido. Um lugar onde se partilham sentimentos e histórias que inspiram, que emocionam. Um projecto que é, acima de tudo, uma lição de amor e de vida. Na minha opinião, não há melhor contador de histórias que o coração.


Com os melhores cumprimentos,


Joana Clara

Sem comentários:

Enviar um comentário