terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Não,foram vocês ...




Em 26 de Abril de 1937, a força aérea nazi de Hitler, através da sua Legião Condor, bombardeava a cidade basca de Gernika. Aliás, não se limitou a bombardear; em verdade tentou dizimar toda a cidade.
Na altura ao serviço das forças fascistas de Franco, o ataque a Gernika não teve quaisquer intentos militares, teve o objectivo de destruir tudo e todos em Gernika. Para a História ficou uma pequena árvore no centro da cidade que sobreviveu, sendo hoje um símbolo da cidade.O ataque a Gernika foi um dos mais sinistros e simbólicos ataques das forças nazi-fascistas, durante a Guerra Civil de Espanha.

Em Paris, dias depois, desfolhando o jornal comunista L'Humanité, Pablo Picasso vê a notícia e as fotos do ataque a Gernika. É então que o Governo Republicano de Espanha lhe encomenda o quadro. Um notável quadro nasce. Actualmente o quadro encontra-se no Museu de Arte Reina Sofia em Madrid, ainda que envolto em polémica, pois o País Basco tem repetidamente pedido o repatriamento do quadro para o colocar em Bilbau, sendo recusado alegadamente por "fragilidade da obra".
Quando um militar olhando para o quadro perguntou a Picasso - foi voçê que fez isto ? -Ele respondeu - não, foram voçês...

Sem comentários:

Enviar um comentário