segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Quarteto nos Açores.


De 12 a 15 de Fevereiro o Quarteto Vitaminas estará na Cidade da Horta para a realização de dois espectaculos.


A Cidade da Horta situa-se na costa Sudeste da Ilha do Faial, com cerca de 6 400 habitantes (em 2001). A área total ocupada pelas 3 freguesias da cidade é de 8,48 km². O seu topónimo deriva do apelido flamengo do seu 1.º Capitão-donatário, Hurtere. A cidade, disposta em anfiteatro virado para a Montanha do Pico, é beneficiada a Sul pela Enseada de Porto Pim, protegida pelo Monte da Guia (145 metros) e Monte Queimado (89 metros), e a Norte, situa-se a ampla Baia da Horta abrigada pela Lomba da Espalamaca.
É uma das sedes da Administração Regional e sede da
Assembleia Legislativa Regional dos Açores. É sede do Departamento de Oceanografia e Pescas (sigla DOP) da Universidade dos Açores. Possui um Observatório Meteorológico e uma Estação Radionaval da Marinha.
No interior do Porto Comercial, situa-se a famosa Marina da Horta, o primeiro porto de recreio a ser inagurado nos Açores. É paragem obrigatória dos milhares de iates e veleiros que atravessam o
Atlântico Norte. Em resultado disso, serão ampliadas as infraestruturas da Marina, construída uma nova Gare Marítima e ampliado o edifício do Clube Naval da Horta. Merecem referência os jardins e espaços verdes emblemáticos da cidade: Praça do Infante D. Henrique, Jardim Eduardo Bulcão, Largo Duque de Ávila e Bolama, Praça da República, Jardim Florêncio Terra e o Parque Municipal da Alagoa. Junto da cidade, situa-se a área de Paisagem Protegida do Monte da Guia (73 ha). Na Quinta de São Lourenço, situa-se o Jardim Botânico do Faial.
É servida por um moderno Aeroporto Internacional. Dispõe de ligações aéreas regulares directas para Lisboa (
TAP e SATA Internacional) e inter-ilhas (SATA Air Açores). Existem ainda ligações marítimas durante todo o ano entre as ilhas do Pico e de São Jorge (Transmaçor). E no Verão, existem ligações regulares com as restantes ilhas, com excepção da Ilha do Corvo.
Em
31 de Agosto de 1926 o concelho foi abalado por um sismo de grande magnitude. O Vulcão dos Capelinhos, entre Setembro de 1957 a Outubro de 1958; Em 23 de Novembro de 1973 e a 9 de Julho de 1998, o concelho foi novamente afectado com prejuizos humanos e materiais

2 comentários:

  1. saudades Amigo, sempre Elegante
    parabéns pelo teu blog, excelente...há muito que não te lia...bom regresso

    ResponderEliminar
  2. É bom ter um amigo assim, todos estes anos de partilha, um grande abraço do amigo Vitor Paulo

    ResponderEliminar