segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Nos 100 anos da Republica.




18 de Janeiro de 1910 - A necessidade da Revolução

Teve eco na imprensa a sessão de propaganda decorrida no salão do Centro Republicano António José de Almeida, promovida pelo Grupo de Beneficência Tomás Cabreira.
Presidindo à sessão, Bernardino Machado teceu várias considerações sobre a situação da monarquia portuguesa e a atitude do monarca. “O chefe do Estado, para ser digno deste nome, não se deve pertencer a si mesmo, mas à nação”.
Tratou ainda o orador da situação revolucionária em que se achava o País e a sociedade, questionando se seria mesmo necessária uma revolução para alterar o regime político. “Isto não quer dizer, todavia (…) que o partido republicano não julgue absolutamente necessária a revolução, desde que se torne impossível a luta pacífica pela discussão e pelo voto. A revolução impõe-se, desde que a monarquia não tem outras armas para se defender senão a coação e a violência.”
Tiveram também a palavra Gastão Rodrigues, Roque da Fonseca Júnior, Arnaldo de Carvalho, Raymundo Alves e Sá Pereira, os quais seguiram a mesma ordem de ideias de Bernardino Machado.
Fonte: O Século nº 10 092, 18 de Janeiro de 1910, p. 2.

1 comentário:

  1. Algumas situações, ainda hoje, não passam de ideologia...faz falta quem concretize...
    saudades, amigo

    ResponderEliminar