segunda-feira, 5 de abril de 2010

25 de Abril,uma Historia de Todos




Foi com prazer e dedicação que cedi à Escola Intercultural da Amadora parte do meu espolio sobre o 25 de Abril, com o objectivo de organizar uma exposição que intitulei: "25 de Abril uma Historia de Todos".
Depois de um trabalho intenso com a organização de trinta painéis, organização essa que contou com a preciosa colaboração do meu colega Helder Salsinha, foi a vez de cuidar os textos para que os alunos numa linguagem simples e objectiva compreendessem os inúmeros momentos desta nossa historia recente.
A exposição começa com o 28 de Maio de 1926, a acaba na Constituição de 1976.
Alem dos 30 painéis, foram organizados seis expositores, onde se colocaram diversas peças originais, algumas delas bastante raras.
Ao fundo de cada corredor foram montados dois ecrãs cedidos pela Escola, onde passam diariamente até 30 de Abril diversos filmes de época.
A inauguração contou com as presenças do Sr. administrador delegado Eng. Adelino Serras, o Sr. vereador da cultura Dr. Antonio Moreira e com a figura impar de Ricardo Araújo Pereira.
O evento culminou com um debate no auditório da Escola, onde a interacção com os alunos, e as perguntas por estes feitas, contribuíram com momentos de rara beleza.
No final foi lançado um pequeno bolo ,feito pelos alunos de pastelaria a que demos o nome de “democrata”.
Os meus agradecimentos à Escola Intercultural da Amadora, pela maneira logo pronta com que abraçou esta minha ideia.

João Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário