terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Serpa - Museu do Relogio e Molha o Bico



Ir a Serpa visitar o extraordinário Museu do Relogio, e almoçar ali mesmo ao lado no" Molha o Bico".
A história do Museu do Relógio começou há 35 anos, quando António Tavares d ’Almeida, o principal dinamizador deste espaço herdou dos seus avós três relógios de bolso avariados.
A partir de então, este coleccionador procurou relógios por todo o país, com vista ao restauro e ao aumento do espólio da colecção. Nos últimos anos, perto de 300 relógios avariados foram doados ao Museu em que com a colaboração dos seus Mestres relojoeiros são recuperados e mostrados ao público.
António Tavares d ’Almeida continua a dedicar-se ao Museu, procurando dar vida não só aos seus relógios mas também a todos os relógios que lhe são doados, que já atrairam mais de 300 mil visitantes ao Museu.
Um espólio de mais de 1.800 relógios desde o Séc. XVII até aos dias de hoje que já atraiu até aos dias de hoje mais de 300.000 visitantes a Serpa e consequentemente ao Alentejo.
LOCALIZAÇÃO: O Museu do Relógio é único do seu género em toda a Península Ibérica (Cinco em todo o Mundo!) e está instalado em dez salas de um Convento do Séc. XVI. em pleno centro histórico da Notável Cidade de Serpa (190km Lisboa, 100km Évora, 28km Beja, 29km Espanha).
O Molha o Bico
Típica casa alentejana, com paredes caiadas e o traço amarelo a colorir a fachada. No interior, calçada portuguesa no chão e meio metro de parede em tijolo perto do tecto. Decorado à moda alentejana, não faltam as mesas corridas nem as grandes talhas de barro. Mas se o ambiente é rústico, interessa esclarecer que alguns apontamentos decorativos fogem a esta tendência, introduzindo alguma originalidade ao espaço e jogando com as expectativas daqueles que por aqui passam. A comida, essa, é regional, do mais tradicional possível (sem espaço para manobras) e as meias doses vêm tão bem servidas que ainda sobra. No capítulo dos vinhos, a selecção é bem cuidada.

1 comentário:

  1. Eu Bento Marques amante de relogios antigos e modernos estou em vias de abrir um museu na cidade de Almada. Gostei muito do site sobre os relogios e a gastronomia.Como sou de Serpa já visitei o museu muitas vezes.O que me dá muito prazer.

    ResponderEliminar