quinta-feira, 21 de maio de 2009

Sherlock Holmes e a ciência da dedução.







Na literatura policial quem é o detective dos detectives? Para a maior parte dos interessados e estudiosos só pode ser um, Sherlock Holmes.
Sherlock Holmes é um personagem de ficção da literatura britânica criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle. Holmes é um investigador do final do século XIX e início do século XX que aparece pela primeira vez no romance A Study in Scarlet (Um estudo em Vermelho) editado e publicado originalmente pela revista Beeton's Christmas Annual, em Novembro de 1887.
Sherlock Holmes ficou famoso por utilizar, na resolução dos seus mistérios, o método cientifico e a lógica dedutiva.
Pessoalmente sou um admirador desta personagem que disse um dia que “as coisas aparentemente mais insignificantes são da maior importância”.
Em Agosto passado visitei a sua casa museu em Londres, no célebre 221B de Baker Street. Emocionante foi rever todas aquelas historias que li e reli vezes sem conta, e olhar através daquela janela virada para a rua, onde tantas vezes em apostas com o seu amigo Watson, ia descrevendo e deduzindo a vida das pessoas que via chegar pela janela para depois o consultarem .

João Silva

4 comentários:

  1. « Elementar meu caro Watson...»

    beijos

    ResponderEliminar
  2. "Populus me sbilat, at mihi plaudo
    Ipse domi simul ac nummos contemplar in arca"
    Um Estudo em Vermelho - p.208 - ed. ZAHAR
    Tradução: "Vaiam-me na rua, mas eu em casa me aplaudo ao contemplar com afeto o meu dinheiro no cofre"

    ResponderEliminar
  3. O QUE E O ENIGMA DO AÇO.
    CESARDJ@HOTMAIL.COM

    ResponderEliminar
  4. isto ajudou me muito para um trabalho que tive de fazer sobre a obra "as aventuras de sherlock holmes". gostei imenso do livro
    obrigadaa

    ResponderEliminar