domingo, 15 de novembro de 2009

Julio Pomar e o Almoço do Trolha



O Almoço do Trolha de Julio Pomar, quadro de referencia da historia da pintura portuguesa , verdadeiro ícone do neo-realismo é a obra que melhor sintetiza o movimento, não só pela temática mas pelos recursos pictóricos empregues: Uma cromática esbatida e suja ilustrando o país cinzento e um império irreal.
De notar o tratamento rude das figuras onde é visível a forte influência de Almada Negreiros, sobretudo, no primeiro plano, a imagem do trolha e nas formas geométricas do fundo que aludem a construção civil, aqui retiradas do universo futurista do velho Mestre Almada.
Nesse memo ano desloca-se a Espanha, onde estuda os trabalhos de Goya (um dos seus autores de referência e o proto-expressionista por excelência), o qual terá influência directa na sua produção plástica como podemos constatar em obras como ;Maria da Fonte; e ;Os Cegos de Madridr, ambas datadas de 1957 e a anos luz dos espartilhos composicionais do neo-realismo, uma vez que o seu fundamento se encontra algures no reino do expressionismo norte europeu.

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