quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Mark Rothko 1903-1970











Mark Rothko, nascido Markus Rotkovičs - Rothkowitz, (Daugavpils, 25 de setembro de 190325 de fevereiro de 1970) foi um pintor expressionista abstrato (embora ele rejeitasse tal classificação), nascido na Letónia e naturalizado estadunidense.
De origem
judaica, Rothko emigrou com a mãe e a irmã para Portland (Oregon), em 1913, para se reunir ao pai e irmãos. Fez seus estudos no Lincoln High School de Portland, depois na Universidade Yale.
Em
1929, tornou-se professor de desenho para crianças.
Casou-se com Edith Sachar, em
1932. Em 1934, fundou a Artist Union de Nova York.
Em
1940, adotou o nome anglicizado "Mark Rothko", dois anos após ter conseguido a nacionalidade americana.
De acordo com seus amigos, tinha uma natureza difícil. Profundamente ansioso e irascível, podia ser também extrememente afetuoso. É nos anos
1950 que sua carreira verdadeiramente deslancha, graças sobretudo ao colecionador Duncan Philips que lhe comprou vários quadros e, após uma longa viagem do pintor à Europa, consagrou uma sala inteira à sua coleção (um sonho de Rothko, que desejava que os visitantes não fossem perturbados por outras obras).
White and greens in blue, 1957.
Os
anos 1960 foram para ele um período de grandes encomendas públicas - da Universidade Harvard, da Marlborought Gallery de Londres, a capela em Houston) - e de desenvolvimento das suas idéias sobre a pintura. Mas este impulso criador e de reconhecimento foi interrompido por um aneurisma de aorta - doença incapacitante que o impediu de pintar em grandes formato.
Exemplo disso é a capela Rothko, em Houston.
Mark Rothko suicidou-se em 1970.

Sem comentários:

Enviar um comentário