terça-feira, 28 de julho de 2009

Arte Postal na Escola Intercultural das Profissões da Amadora.





Esta em embrião a ideia de organizar uma grande exposição internacional de Arte Postal na EIPDA.

A arte postal não é um estilo artístico, menos ainda uma técnica ou alguma maneira definida de criação. A única coisa que é comum a todos os artistas postais do mundo é que sua arte é realizada através do correio, isso é o mesmo que dizer que sua comunicação atravessa as vias do correio, do telégrafo e do telefone, que ainda são as “melhores maneiras” de ligar povos.
A essência da arte postal é uma TROCA e um RELACIONAMENTO entre artistas; uma COMUNICAÇÃO própria transformou-se no principal fator poético do trabalho de arte, substituindo os clássicos valores estéticos e do fazer artístico. Ao mesmo tempo a arte postal oferece uma oportunidade de expressar livremente, sem nenhuma limitação, significando que a arte do correio tem um amplo sentido democrático, liberal e cosmopolita.

Diversos movimentos artísticos de vanguarda são considerados como as fontes da arte do correio: Marcel Duchamp trabalhou com postais, assim como em 1916 postais foram impressos pelos Futuristas italianos. Os membros de Nouveau Realisme e do Fluxus enviavam pelo correio objetos e publicações incomuns. Assim também, nos anos 50, o grupo japonês Gutai começou sua comunicação artística internacional através do correio.O americano Ray Johnson é considerado o pioneiro da arte postal, ao fundar a Escola de Correspondência de New York, em 1962.
Daquele grupo se originou o fenômeno da Rede da Arte do Correio, que é a característica principal da arte postal. A rede consiste em milhares de artistas postais pelo mundo inteiro, com suas mensagens visuais e verbais que circulam permanentemente em torno do nosso Planeta. Essa rede, que é essencialmente um produto espiritual, é também um escultura espiritual original que envolve a Terra; esta "escultura" é uma realização coletiva dos artistas postais.A arte postal já penetrou todos os continentes, originando os fundamentos de uma cultura planetária. Na arte do correio domina o máximo de liberdade e respeito pelos gêneros, formas ou técnicas de expressão de cada indivíduo.
Eu penso de que esta maneira de comportamento artístico é a melhor resposta à alienação do homem e às divisões políticas, raciais e sociais do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário