terça-feira, 7 de julho de 2009

Uma pintura brilhante,para uma ideia brilhante.




Uma pintura brilhante, para uma ideia brilhante.


É com prazer que me associo ao evento A Brighter Picture em boa hora patrocinado pela Merck Serono. Trata-se de um projecto para motivar os portadores de Esclerose Múltipla a expressar-se através da pintura, do desenho ou outra forma que entenderem desde que não seja em trabalho tridimensional.
Como orientador dos Workshops que se vão realizar no norte, centro e sul do pais, cabe-me em tom descontraído e informal esclarecer os objectivos que se pretende atingir como acto criativo.
Todos nós somos seres excepcionais na medida que somos únicos e irrepetíveis. Como seres únicos, somos também seres criativos, uns com a sua criatividade mais à flor da pele, outros com a chamada veia artística mais escondida. Não interessa se somos artistas experimentados ou se nunca tomamos contacto com esta realidade de pegar num pincel ou em qualquer outro material de artes plásticas. O que interessa de facto é participar de maneira descontraída alegre e participativa.
O conhecimento e a transformação dos elementos naturais permitiu ao homem há muito tempo, encontrar materiais capazes de gerar o traço a cor a textura e as diferentes técnicas que se propôs aplicar.
É um saber que cedo se manifestou nas pinturas rupestres das grutas de Altamira com o uso do ocre das terras coloridas. Este saber foi explorado ao longo dos tempos, quer na origem dos materiais (mineral, vegetal e animal) quer nos processos alquímicos da sua transformação.
Mas é a partir de 1838, quando é inventado o tubo de tinta que tudo se transforma .
O homem agora pode movimentar-se com a sua paleta de cores para onde muito bem entender. Daí até aos dias de hoje o processo tornou-se cada vez fácil, os materiais abundam, adquirir materiais para artes plásticas nos dias de hoje tem só uma dificuldade. Saber escolher, pois a oferta que nos rodeia é enorme. E são estes os materiais que a Merck Serono tem o prazer de vos oferecer, para que possamos desenvolver sem complexos a nossa obra, e traduzirmos tudo o que nos vai na alma.
Para se perceber melhor o que se pretende, talvez esta quadra de Agostinho da Silva resuma de maneira sublime a nossa actividade.Substituimos a palavra original "dança"pela palavra "pintura " e o resultado é este.
Nesta pintura quero ter
Pé firme em leve dança
Com todo o saber de adulto
Todo o brincar de criança

Os materiais

As telas, o suporte onde vai ficar registado a nossa maneira de ver o mundo, vão ser vinte para cada um dos locais e não vão exceder os 420x594 mm.
As tintas acrílicas com as cores que traduzem os nossos sentimentos. Preto, branco, verde, vermelho, azul, amarelo, violeta e laranja.
Os pincéis de vários números vão-nos ajudar como ferramenta entreposta entre o nosso pensamento, o nosso gesto e a execução.
As paletas que vão servir para misturar as tintas da maneira que quisermos, sem qualquer restrição pois somos senhores absolutos da nossa obra.
E os pasteis se quisermos desenhar com mais acutilância, ou simplesmente pelo prazer de riscar.
A criatividade espera-nos.
Gostava de terminar com esta frase de Picasso:
“A pintura é uma grande mentira, que serve para contar a verdade.”
É esta verdade que vamos atingir !!!

João Silva
Musico, Artista Plástico e Formador

Sem comentários:

Enviar um comentário